No Pará “Amazônia Doc” transfere evento para o segundo semestre




Agendado inicialmente para o mês de março, o “Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema” agora comunica oficialmente o adiamento do evento para o segundo semestre deste ano, em data a ser definida. O motivo é óbvio: o agravamento da pandemia do coronavírus e as consequentes recomendações sanitárias e medidas de restrição às reuniões públicas já decretadas pelas autoridades do Governo Federal e Governo do Estado do Pará, incluindo o fechamento do circuito de salas de cinemas, tanto públicas quanto privadas.
“Com o intuito de contribuir positivamente com a sociedade em geral, neste momento necessário de isolamento social, a equipe do festival já desenvolve estudos de viabilidade sobre possíveis conteúdos digitais, como mostras, masterclasses e bate-papos sobre cinema documentário, para serem disponibilizados em parceria com patrocinadores e parceiros”, explica Zienhe Castro, fundadora e diretora geral do festival, em nota oficial Detalhes sobre as inscrições e a programação serão anunciados pelas redes sociais do evento (@amazoniadoc) e pelo site www.amazoniadoc.com.br.

“Agradecemos o apoio das autoridades e de nossos parceiros e apoiadores, assim como de nosso público, convidados e equipe. Nosso empenho é o de honrar o grau de excelência da programação que estava em andamento ao mesmo tempo em que propiciamos amplo e seguro acesso aos filmes e debates a nosso público e aos profissionais de cinema e de imprensa”, encerrou a nota de Zienhe.

O FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA - AMAZÔNIA DOC é um festival com um recorte único no mundo, com foco na produção audiovisual de cinema documentário e de ficção dos 9 países que compõem a Amazônia. Importante espaço de formação, difusão e de reflexão do cinema produzido nesta rica região, o Festival acumulou um acervo de mais de 1000 filmes nas suas cinco últimas edições, um conjunto único de difícil acesso. O AMAZÔNIA DOC - FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA é uma rara oportunidade de conhecer obras de grande valor que retratam realidades e circunstâncias tão especiais, e que possuem uma circulação/distribuição no Brasil e no mundo quase inexistente.

 O FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA busca aprofundar as questões sociopolíticas e de fomento relativas ao audiovisual com perfil de integração dos países da PAN-AMAZÔNIA, através da exibição, debates e palestras sobre as produções cinematográficas, entre documentários, animações e obras de ficção que retratam a realidade amazônica e/ou expressam seus desejos, suas vicissitudes, seus sonhos.

A programação do festival AMAZÔNIA DOC é composta pela exibição dos filmes selecionados pelos curadores em 3 MOSTRAS distintas, painéis, Masterclass e Oficinas , além dos bate-papos com diretores e membros da produção que ocorrem logo após as sessões dos filmes exibidos. Ela envolve a participação, deste modo, de vários profissionais do campo do audiovisual, entre diretores, fotógrafos, atores, técnicos, etc., dos diversos países participantes, enriquecendo a troca que a mostra promove. O público tem acesso gratuito às palestras e exibições de filmes produzidos em vários estados do Brasil, além da produção dos 08 demais países que integram a Pan-amazônia (Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname), promovendo um rico diálogo e uma grande oportunidade de intercâmbio cultural.

O AMAZÔNIA DOC – Festival Pan-Amazônico de Cinema acontece anualmente desde 2009 e tem como sede do projeto a cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil, considerada o Portal da Amazônia.

Nenhum comentário

Imagens de tema por Roofoo. Tecnologia do Blogger.