Indígenas produzem chocolate com cacau nativo da Amazônia

Nenhum outro povo possui tantos conhecimentos em cultivo sustentável do que os indígenas. Estes mestres da terra que há séculos cuidam de nossas florestas, acabam de lançar o chocolate Yanomami, 100% amazônico. Feito com cacau nativo da Amazônia, o produto foi feito em parceria com o ISA – Instituto Socioambiental e chama atenção para a causa indígena e os povos Yanomami e Ye’kwana.


Feito com 69% de cacau, 2% de manteiga de cacau e 29% de rapadura orgânica, o cacau é beneficiado na comunidade Waikás e transformado em barras pelo chocolatier César de Mendes, no Pará. Além de natural e 100% brasileiro, o chocolate ajuda os povos indígenas da Amazônia a lutar contra o garimpo, uma das maiores ameaças à estas comunidades. Lançado no mês de dezembro, a ideia surgiu de líderes Ye’kwana, que buscavam gerar novas fontes de renda.


Com território ameaçado, a Yanomami é maior Terra Indígena do Brasil, com cerca de 9,6 milhões de hectares. Nela vivem os povos Yanomami e Ye’kwana, responsáveis por esta iniciativa incrível. A intenção é reverter a maior parte do valor arrecadado com as vendas à Associação dos Indígenas Yanomami e Ye’kwana. A previsão é que um total de 1.142 pessoas, de cinco comunidades, sejam beneficiadas pelo projeto do Chocolate Yanomami. Da próxima vez que comprar um chocolate, dê preferência a um produto de origem nacional, símbolo da luta pela sobrevivência dos indígenas!

Chocolate no Brasil

Conhecido e apreciado mundialmente, o cacau é um fruto tropical, que começou a ser cultivado pelos maias e astecas, na América Central. Hoje, o Brasil é o sétimo maior produtor do fruto, sendo que mais de 90% da colheita é exportada.
Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Estes pequenos sistemas agroflorestais, ajudam comunidades indígenas a sobreviver, mas também formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas, bom para o meio ambiente e para evitar as queimadas na época da seca.
Fotos: divulgação 
Por: hypeness.com.br

Nenhum comentário

Imagens de tema por Roofoo. Tecnologia do Blogger.