Em Juruti/PA, Tribos Mirins se Apresentam Nesta Sexta (26) no 25º Festival das Tribos



As crianças fazem parte do espetáculo tribal que abre oficialmente a disputa entre as Tribos Muirapinima e Munduruku, e na noite desta quarta-feira (24), as tribos mirins realizaram seu último ensaio para a apresentação na arena do Tribódromo.
A Tribo Muirapinima Mirim traz o tema: “Encanto, o poder da criação”, uma forma de repassar para crianças como o mundo foi criado, e que os seres da natureza tem seus protetores, e que está é a crença indígena que eles precisam conhecer para valorizar, e através do encanto, vai levar as crianças a descobrirem por meio do mundo mágico, o encanto e de descobertas que elas criam no seu dia a dia.
“Tentamos de alguma forma fazer com que crianças sintam que elas são a base do nosso festival, e entendemos que elas irão dar continuidade ao trabalho que hoje as tribos maiores realizam, e graças a isso que damos total importância a participação das crianças para que possam começar a sentir gosto pelo Festribal”, disse Rômulo Sousa- Coordenador do mirim da Tribo Muirapinima.
“Em 2016, minha filha, Ana Lívia, foi convidada para ser a guardiã tribal do mirim, no início foi difícil, por causa do nervoso e do medo devido suas limitações com a visão, mas ela prontamente disse que iria aceitar o pedido, que daria tudo de si pela tribo, e teve apoio da nossa família e dos amigos que desde o início do convite para dançar quanto ao apoiar o tratamento médico. E 2019, ela se despede do item, fará parte da tribo maior e dará oportunidade para outra criança”, disse Erika Gonçalves, mãe de Ana Lívia.
“Estou me despedindo com alegria, não queria, mas é preciso dar oportunidade para outras crianças, e quando penso que é último ano dá vontade de chorar, neste último ensaio, sou grata a todos que me apoiaram, acreditaram e me incentivaram para que eu pudesse dançar, e neste ano Muirapinima será campeão”, disse Ana Lívia Gonçalves Araújo, 10 anos.

A Tribo Munduruku Mirim destacará o tema: “Marupiara: o enigma dos paiksés”, onde fará uma releitura da grande Odisséia Munduruku, em que o jovem curumim deve enfrentar sete provas que testarão a sua coragem e bravura. E o guerreiro que passasse pelos sete martírios, se tornava Guerreiro Munduruku, recebia em sua testa a marca sagrada da lua nova, sinal de sua ascensão bélica.
“As crianças dentro do festival sugerem a continuação do legado cultural jurutiense, uma vez que as tribos mirins são o alicerce para construção de um novo espetáculo daqui a alguns anos, sendo que é do mirim que saem os novos dançarinos, coreógrafos e novos itens, ou seja, é a escolinha de arte cultural que a Tribo Munduruku oferece às crianças que fazem parte da tribo mirim, levando em consideração o social e contribuído para a sua formação pessoa”, declarou Yuri Matias- Folclorista do mirim da Tribo Munduruku.
“Eu fico feliz de ver que ela gosta de participar, é o primeiro ano de guardiã tribal no mirim Munduruku, sempre incentivando para que ela conheça nossa cultura, que envolve a dança, arte cênica, expressão corporal, são vários aspectos que são importantíssimos para o desenvolvimento da criança, e eu enquanto professora, estimulo tanto ela, quanto as outras crianças para participarem desse momento, e como mãe sempre irei incentivá-la”, declarou Lucinelza Pimentel, mãe da Brenda Vieira, 8 anos.
“Minha mãe sempre me trazia para os ensaios, desde que era bebezinha, sempre participei da Tribo Munduruku Mirim, eu nasci e cresci aqui na Tribo Munduruku, e me sinto feliz ser item oficial da tribo que amo de paixão, e por ser escolhida para ser guardiã tribal”, disse Brenda Vieira, 8 anos.
As Tribos Mirins se apresentam nesta sexta-feira (26), a tribo Muirapinima Mirim será a primeira a entrar na arena, em seguida se apresenta a Tribo Munduruku, encerrando a noite, as tribos maiores realizam seu ensaio técnico na arena do Tribódromo.

De: Cominicação Prefeitura de Juruti
Reportagem: Aline Santana
Fotos: Raul Moutinho e Fábio Santarém

Nenhum comentário

Imagens de tema por Jason Morrow. Tecnologia do Blogger.